O Sistema Solar fotovoltaico aproveita a energia solar, que é uma fonte gratuita e ilimitada, para a produção de energia elétrica.
Para que este Sistema seja eficiente e garanta um elevado aproveitamento da energia solar, permitindo a produção da própria energia elétrica e uma consequente redução do valor da fatura de eletricidade é imprescindível que este seja bem dimensionado, que seja adequado às necessidades dos seus utilizadores, bem como ao local em que será instalado.
É portanto necessário por um lado que exista um profundo conhecimento da área por parte dos técnicos instaladores e por outro que os materiais e equipamentos sejam de boa qualidade.
Os sistemas fotovoltaicos são compostos por:
- Um ou mais painel fotovoltaico;
- Um ou mais conversor, consoante o número de painéis utilizados.
- Como funciona…
Os painéis fotovoltaicos são compostos por diversas células fotovoltaicas ligadas entre si, que por sua vez são constituídas por materiais semicondutores como o silício.
As células fotovoltaicas têm a particularidade de absorverem os fotões – partículas energéticas que constituem os raios solares – e libertarem eletrões.
Desta forma as células fotovoltaicas aproveitam a energia da luz solar para criarem uma diferença de potencial elétrico nos seus terminais, produzindo uma corrente elétrica contínua. Contudo a corrente que se cria nos painéis, ainda não está pronta para uso doméstico tornando-se necessário a utilização de um inversor que transforma a corrente contínua em corrente alternada. A energia elétrica produzida chega então ao quadro elétrico e é distribuído pela casa.
Esta solução de produção de energia elétrica torna-se uma fonte de energia não só economicamente atrativa, mas também ecológica uma vez que é uma forma de produção de energia limpa e amiga do ambiente que não utiliza combustíveis fósseis e não cria qualquer tipo de ruído.