Para que este sistema seja eficiente e garanta um elevado aproveitamento das suas capacidades permitido que se possa desfrutar de toda a comodidade oferecida, é imprescindível que este seja adequadamente dimensionado apurando-se as necessidades energéticas da habitação.
É portanto necessário, por um lado que exista um profundo conhecimento da área por parte dos técnicos instaladores e por outro que os materiais e equipamentos sejam de boa qualidade.
Existem diversos fatores que influenciam um sistema de aquecimento central, tais como o volume a aquecer e a temperatura pretendida, bem como o tipo de isolamento da casa, a temperatura média e o número médio de dias por ano nos quais é necessário o aquecimento.
Os sistemas de aquecimento central são versáteis podendo ser instalados em qualquer habitação nova ou antiga. Sendo assim, não é necessário que a habitação esteja equipada de raiz com todas as tubagens de água que constituem o sistema uma vez que esta poderá ficar dissimulada ou à vista.
Com este tipo de sistema de aquecimento é não só possível um aquecimento uniforme do ambiente da habitação e um consequente conforto efetivo, como também o aquecimento das águas sanitárias (AQS) para as diferentes utilizações domésticas – banhos e lavajem da loiça – permitindo obter água quente em vários pontos da habitação em simultâneo.
Um sistema de aquecimento eficiente é composto por:
- Uma caldeira aquecida através de um combustível fóssil – caldeiras a gás ou a gasóleo – ou não fóssil – caldeiras a policombustível (pellets, casca de pinhão, caroço de azeitona);
- Um fluído aquecido pela caldeira que circula na rede de tubos e é encaminhada até aos radiadores fazendo com que estes aqueçam e libertem calor para o ambiente;
- Um depósito que permite acumular um determinado volume de água quente;
- Toda a tubagem hidraulicamente equilibrado e respetivo isolamento necessário ao bom funcionamento do sistema;
- Radiadores e toalheiros com os seus respetivos suportes e purgadores ou piso radiante para o aquecimento do ambiente;
- Uma chaminé e todos os acessórios que lhe são associados para a saída de fumos.
Os parâmetros de tempo e temperatura poderão ser controlados através de um termostato, permitindo obter um conforto maior e uma poupança energética ainda mais significativa. Desta forma é possível determinar a temperatura desejada, bem como o horário de funcionamento do sistema.